Uma cidade cenográfica com igreja e coreto e uma vila com casas charmosas e coloridas são alguns dos componentes do Arraiá do Povo. Este espaço está aguardando sergipanos e turistas na maior festa junina da capital sergipana, que acontece durante 30 dias na Orla da Atalaia e conta com uma programação especial.
A família do empresário baiano Luiz Carlos Araújo, pela primeira vez no evento, aprovou o clima festivo e aproveitou para pedir a benção dos santos juninos na igreja. No espaço, que tem padre e freira a postos, aqueles que adentram a Vila do Forró são abençoados. “Apesar de a minha filha residir em Aracaju, eu não conhecia o Arraiá do Povo. Essa é nossa primeira vez, e estamos gostando bastante. É diferente da cidade de que viemos. Aqui é um grande investimento, com muito espaço e uma linda decoração. Mesmo com um grande público, é bem tranquilo”, afirma Luiz Carlos.
Quem não dispensa uma boa comida junina também pode visitar o espaço, em que a variedade contempla todos os gostos. O casal Neide Salomão e Gilmar Garrido estava curtindo a festa, sentado em um dos bares do Arraiá. “Já circulamos todo o espaço e resolvemos sentar para experimentar algumas comidas típicas. O atendimento no bar está muito bom e há muitas opções. Daqui ninguém sai sem experimentar algo. Realmente, Sergipe é o país do forró”, assegura Gilmar.
No Coreto de Marluce, as apresentações acontecerão todas as noites. Na primeira noite do evento, o Trio Itapuã fez a abertura, e César Leite e a boneca Genoveva deram continuidade. No espaço ao lado, o artesanato sergipano tem destaque especial, estando presente de diversas formas: no bordado, na cerâmica e na palha.
No Barracão da Sergipe tem palco, arquibancada e muitas quadrilhas abrilhantando a festa. Um grande público se reuniu para assistir a quadrilha ‘Unidos do Arrasta Pé’, da cidade de Itaporanga D’Ajuda, na noite de abertura. O espaço também abrigou a apresentação da Orquestra Sinfônica, do grupo Vocal Vivace e do maestro Evanilson Vieira.
Também dentro da vila, o Ponto do Turista está disponível para atender o público oferecendo a programação e divulgando o turismo sergipano. O Arraiá da Prevenção, durante os 30 dias da festa, estará distribuindo preservativos e muita informação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. O Posto Médico, a Vigilância Sanitária e o Samu também estão disponíveis para atender a população, assim como as Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM). Esta última vem conduzindo a campanha ‘Não é Não! Oxe!’, orientando que quando uma mulher diz não, a insistência pode ser considerada crime de assédio e levar à prisão.