Para curtir a variada e extensa programação do Arraiá do Povo, é preciso estar com o corpo preparado e a alimentação em dia. E com o propósito de garantir o lanche dos forrozeiros, o Governo de Sergipe instalou uma Praça de Alimentação dentro do evento, com diferentes opções de lanchonetes. A estrutura, situada na Vila do Forró, é a primeira parada para quem deseja forrar o estômago e saborear um cardápio diverso.
A Praça de Alimentação se localiza ao lado esquerdo de quem entra no Arraiá, logo após o pórtico principal. As mesas e cadeiras disponíveis ao público já se vêem de longe, logo em frente ao local onde as lanchonetes estão dispostas. No mesmo local, é possível encontrar também estandes de comidas típicas, com expositores inscritos via Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
No total, cinco lanchonetes estão sediadas no espaço: Arrumadíssimo, Mr. Chico Hamburguer, Massimo Café, Cia da Pizza e Espetinho Aju. Todas foram selecionadas por meio de edital conduzido pela Fundação de Cultura e Arte e Aperipê de Sergipe (Funcap).
A empresária Luciana Gonçalves, do Mr. Chico, destaca o movimento na praça ao longo da festa. “O movimento aumentou bastante nos últimos dias, o pessoal está começando a perceber que tem um local específico pra alimentação aqui dentro da Vila. A praça é uma inovação que o Governo do Estado trouxe, e todo mundo está achando muito bom, porque às vezes as pessoas chegam com fome e não querem comer apenas as comidas típicas. O pessoal que vem dançar forró, quando termina, vem aqui. As comidas aqui são muito boas, e a rotatividade tem sido grande”, salienta.
Para Marta Prado, chefe de cozinha no Massimo Café, a Praça de Alimentação é parte importante na garantia do bem-estar de quem participa da festa. “O fluxo tem sido bom, tem gente de todas as idades. A praça é uma coisa que motiva muito, porque o consumidor é bem-recebido e tem um lugar pra ficar à vontade e se alimentar. Também é muito bom pelo fato de gerar muitos empregos temporários, que podem até vir a se tornar fixos”, ressalta.
A aposentada Teresa Cristina Campos, de 62 anos, não perdeu a oportunidade de fazer um lanche ao visitar a Vila do Forró. Para ela, que veio acompanhada da família, a presença da Praça de Alimentação na festa demonstra o cuidado da organização em proporcionar uma experiência de qualidade ao público, em todos os sentidos. “Moro próximo à Orla e venho todos os anos para o forró. Este ano está bem melhor, com essa parte de alimentação do lado de dentro. A gente consegue sentar um pouco, comer, e ao mesmo tempo ver a festa acontecendo. O Governo do Estado e toda a organização estão de parabéns”, afirma.
O servidor público Cleiton Oliveira, de 42 anos, também trouxe a família para aproveitar a Vila do Forró. Depois de dar uma volta e conferir todos os espaços, a Praça de Alimentação foi o local escolhido por Cleiton para descansar e recuperar as energias. “Viemos cedo para aproveitar a Vila e, mais tarde, vamos voltar para ver as apresentações do Palco Rogério. A ideia da praça é muito boa, porque traz uma receptividade maior para o público que não quer ficar somente na Arena de Shows. Atrai todo mundo, porque as opções de alimentação estão muito diversificadas, com muita qualidade”, classifica.