As forças de segurança pública definiram um grande planejamento para todo o período de junho a fim de garantir a segurança no Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia. Em vistoria final antes do início da festividade junina, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) esteve fiscalizando a estrutura que irá acolher centenas de sergipanos e turistas na época mais aguardada do ano em Sergipe.
Assim, antes da abertura do espaço para o público, o Governo do Estado e os representantes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar vistoriaram toda a área do evento, que começa na noite desta quinta-feira, 1º.
A coordenadora operacional da Polícia Civil, Nalile Castro, explicou o funcionamento da Delegacia de Turismo (Detur). “A unidade funcionará de forma plantonista nas noites de evento, de terça a domingo. O funcionamento começa às 18h indo até 2h, de terça a quinta. Nas sextas e sábados, o plantão segue até 4h. A Detur estará preparada para registrar flagrantes e apreensões, além do registro do boletim de ocorrência. Casos relacionados a grupos vulneráveis serão atendidos no plantão do DAGV”, detalhou.
Ainda conforme Nalile Castro, a atuação da Segurança Pública no Arraiá do Povo contempla uma sala de monitoramento de câmeras na Detur. “Estamos com uma equipe formada por policiais militares, civis e da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) para acompanhar essas imagens. Com o sistema de reconhecimento facial, faremos o confronto das imagens com o banco de dados, verificando pessoas que tenham mandados de prisão em aberto, fazendo, assim, a detenção”, acrescentou.
O comandante do policiamento militar da capital, tenente-coronel George Melo, demonstrou a estrutura preparada para atuação do policiamento durante as festividades do Arraiá do Povo. “A Polícia Militar montou uma estrutura de segurança abrangendo a vila e o espaço fechado dos shows. Estaremos vigilantes com patrulhas, prontos para agir diante de qualquer comportamento inadequado durante a festa. Faremos patrulhamento nas áreas próximas e contaremos com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA)”, narrou.
A diretora operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Maria Souza, destacou que a corporação estará atuando para garantir a segurança da população sergipana e também dos turistas que chegam em Sergipe para aproveitar a tradicional festividade. “Atuaremos no tocante aos aspectos de combate a incêndio e pânico, para que aqueles que venham a compartilhar desse momento tão peculiar do nosso estado possam ter uma diversão segura e tranquila”, comentou.
Também segundo a tenente-coronel Maria Souza, a corporação conta com um planejamento estratégico pronto e direcionado para o rápido atendimento de eventuais ocorrências no período junino. “Temos duas unidades que são muito próximas do Arraiá do Povo. Elas estarão direcionando suas atividades, caso demandas, para atuar fortalecendo o nosso sistema de segurança no que é pertinente à atuação do Corpo de Bombeiros”, complementou.