23 de dezembro de 2024
Logo azul do cabeçalho do Portal de Notícias de Sergipe
Pesquisar
Close this search box.

Modalidade estreante na 39ª edição dos Jogos da Primavera, a competição do triathlon aconteceu no último sábado, dia 3, na Orla Pôr do Sol. Os seis jovens atletas inscritos na modalidade começaram a prova pelos 300 metros de natação, na sequência, percorreram os 6km de bicicleta e concluíram a prova com 1,7 km de corrida. Os atletas Carlos Henrique e Daniel Vieira, dois alunos da rede estadual de ensino, conquistaram primeiro e segundo lugares da competição, representando o Colégio Estadual Petrônio Portela e o Colégio Estadual Cel. Maynard Gomes, respectivamente.

Estudante de Aracaju, Carlos Henrique estava feliz com sua performance na prova. O jovem vai defender a bandeira de Sergipe nos Jogos da Juventude, em São Paulo. “Primeiramente, estou feliz por me consagrar campeão na etapa do Triathlon nos Jogos da Primavera, agora irei representar meu estado e defender a bandeira de Sergipe nos Jogos da Juventude. Vou me esforçar para alcançar uma boa colocação e vamos para cima”, disse.

Pietra Santos, única inscrita na categoria feminina da competição, participou pela primeira vez de uma prova na categoria. “Eu gostei da prova, consegui completar, mas estou cansada. Sempre fui atleta da natação, mas o triathlon é muito mais difícil”, falou a atleta.

Para o presidente da Federação de Triathon de Sergipe e diretor da modalidade nos Jogos da Primavera, Anderson Gois, a prova foi realizada com muita segurança e representou um momento único, de resistência e determinação para os atletas, pais e também para o público que prestigiou o evento. “Vimos aqui atletas que vieram do ciclismo, da natação e do atletismo dando sua contribuição para que essa modalidade esportiva se fortaleça no ambiente escolar de Sergipe. Aracaju é um ambiente propício e com uma excelente estrutura para a realização desse esporte, e os alunos puderam comprovar isso”, reforçou.

Na avaliação do coordenador de Esporte Educacional da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Wendel Ribeiro, a estreia do triathlon nos Jogos da Primavera foi um desafio para todos, tanto para a organização do evento quanto para os atletas. “Nossos alunos da rede estadual de ensino deram um show à parte, garantindo os dois primeiros lugares no pódio da categoria masculina. Ambos têm se consolidado como atletas de destaque no estado, sobretudo no ciclismo, e isso foi, claramente, um diferencial na prova, pois fizeram um ciclismo perfeito. Ambos são amigos, colegas e treinam juntos. Daniel já representou Sergipe no ciclismo dos Jogos da Juventude, no ano passado. Neste ano, será a vez de Carlos Henrique representar o nosso estado na modalidade do triathlon”, enfatizou.

A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Mariana Dantas, comemorou a realização da primeira prova de triathlon nos Jogos da Primavera e parabenizou os atletas por aceitarem o desafio de estrearem na modalidade. “Parabenizo a todos que participaram e agradeço por terem aceitado esse desafio. Foi um desafio para todos nós, tanto atletas quanto organizadores. Mas foi um sucesso, e já temos definidos os nossos representantes para as competições nacionais. Para a maioria dos atletas, essa foi a primeira competição da modalidade. Então, considero todos campeões, apenas pelo fato de terem completado a prova, que não é fácil. Nós também abraçamos esse desafio e conseguimos inserir a modalidade nos Jogos da Primavera, que são a maior competição de desporto escolar de Sergipe e estão formando novos atletas profissionais”, afirmou a secretária.

Competições no fim de semana

Também no sábado, tiveram início as seletivas do vôlei de praia, na Associação do Pessoal da Caixa (APCEF/SE) – Clube da Caixa. As competições do badminton, ginástica rítmica e basquete seguiram no sábado, conforme a programação. Já no domingo, 4, foram realizadas as seletivas da ginástica artística, no Coesi, além das provas de polo aquático, no Parque Aquático Oseas Dias de Miranda, e de vôlei sentado, na Quadra Poliesportiva Geraldo Oliveira (Geraldão).

No badminton, os primeiros classificados para os Jogos da Juventude também são estudantes da rede estadual de ensino. O campeonato será realizado em setembro na cidade da Ribeirão Preto e contará com a participação de Josinaldo (campeão), do Colégio Estadual Murilo Braga e Ronald (vice-campeão), do Centro de Excelência Ivo do Prado, na categoria masculina. Já na categoria feminina, Sergipe será representado por Bruna (campeã), aluna do Instituto Federal de Sergipe e Íris Graziela (vice-campeão), aluna do Centro de Excelência Ivo do Prado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *