O Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) promove na quarta-feira, 21, em horário ainda a definir, na sede da instituição, um concerto especial em comemoração aos festejos juninos. O público terá a oportunidade de assistir à apresentação de quadrilha junina e à performance de alunos e professores com um repertório especial, além de aproveitar a degustação de comidas típicas.
O diretor do Conservatório, Heitor Mendonça, destaca a importância de se manter a tradição da cultura nordestina. “A gente trabalha com música e com educação musical. Muitos dos alunos que nós formamos aqui vão trabalhar nessa cadeia produtiva. Isso é muito bom”, enfatiza.
Conservatório de Música de Sergipe
A instituição foi fundada em 1945 e, ao longo dos anos, esteve formando profissionais aptos ao Ensino de Música e Canto Orfeônico. Com sua história, o CMSE passou por várias mudanças de gestão, geralmente contemplando em sua direção grandes músicos sergipanos, a exemplo dos dois professores e maestros: Genaro Plech e Leozírio Guimarães.
Atualmente, a escola oferta cursos técnicos em instrumento, contando com 18 habilitações: Flauta, Oboé, Clarinete, Saxofone, Fagote, Trompa, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo Acústico, Trompete, Trombone, Percussão, Piano, Teclado, Violão, Contrabaixo Elétrico e Guitarra, além da oferta no curso técnico de canto.
O Conservatório ainda oferece os cursos de formação inicial, formação continuada, oficinas de inicialização para criança e em musicalização. Recentemente, a instituição abriu processo seletivo com mais de 350 vagas, e o chamamento de mais alunos excedentes para os diversos cursos.