A 39ª edição dos Jogos da Primavera, organizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), trouxe duas modalidades novas: o triathlon e o tiro com arco. A primeira competição escolar de tiro com arco foi realizada nesta quarta-feira, 7, na quadra da Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, bairro Santos Dumont, em Aracaju, e reuniu os 12 atletas estreantes inscritos na modalidade, além de comissão técnica.
Eddie Harrison e Ellen Gabriely, ambos de 15 anos, foram os grandes campeões da modalidade e são atletas da Escola de Esporte Gerivaldo Garcia, além de representarem as Escolas Estaduais Arício Fortes e Ivo do Prado, respectivamente. Com a vitória, os dois atletas representarão Sergipe nos Jogos da Juventude, no mês de setembro, em Ribeirão Preto (SP).
Eddie também competiu na ginástica artística e comemora os resultados alcançados nas duas modalidades. “Eu pratico duas modalidades para ter mais experiência e para aprender as duas coisas. Mas eu pratico a ginástica há mais tempo, já sou tricampeão dos Jogos da Primavera e quarto colocado nos Jogos da Juventude, na prova de solo do ano passado. O tiro com arco chegou na minha vida há pouco tempo e eu já conquistei esse resultado. Alcancei bons resultados nas duas modalidades, por isso estou muito feliz e realizado. Pretendo continuar praticando as duas”, afirma.
Já Ellen Gabrielly é atleta de ginástica artística há quatro anos, e agora também pratica o tiro com arco na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia. “Eu treino há uns dois meses e as duas modalidades chegaram na minha vida de forma repentina. Mesmo assim, estou gostando das duas. Já faço ginástica há uns quatro anos, e o meu professor foi o próprio incentivador do tiro com arco. Eu gostei da experiência e gostei mais ainda de ter sido campeã do tiro com arco no feminino, e de ser a próxima representante sergipana nos Jogos da Juventude, em São Paulo”, confirma.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas, falou sobre o incentivo ao desenvolvimento da modalidade no estado. “Estamos trabalhando em parceria com a Confederação Brasileira de Tiro com Arco e já ganhamos equipamentos oficiais de competição, além de um curso ministrado pelo próprio presidente da Confederação para professores da rede estadual de ensino. Este ano, a modalidade foi incluída nos Jogos da Primavera, e também estamos oferecendo aulas para os jovens nas nossas escolas de esporte. Queremos desenvolver a modalidade em Sergipe, e estamos oferecendo todo o suporte para isso. Esses meninos estão fazendo história, são os primeiros campeões da modalidade em Sergipe e o futuro do esporte”, afirma a secretária.