23 de dezembro de 2024
Logo azul do cabeçalho do Portal de Notícias de Sergipe
Pesquisar
Close this search box.

Facilitar o acesso à prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST), é o papel da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Pensando nisso, o Programa IST/Aids, esteve com a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ no Arraiá do Povo, nesta sexta-feira, 9, na Orla da Atalaia. O objetivo foi disponibilizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C para a população que foi curtir o forró.

Foram disponibilizados 280 testes, para uma média de 70 pessoas. De acordo com o médico e referência técnica do Programa IST/ Aids, Almir Santana, o teste rápido é bem prático e o resultado é fornecido em, no máximo, 30 minutos. “Todas as pessoas sexualmente ativas e que não utilizam preservativo precisam fazer regularmente o teste de HIV, independentemente se têm ou não relações sexuais com um ou vários parceiros. Acredito que teremos uma boa adesão no Arraiá do Povo”, explicou o médico.

A estudante Lívia Sofia explicou que a sua estimulação para fazer os testes é ter a certeza que está saudável. “A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, no Arraiá do Povo, é fundamental para conscientizar e agir em prol do bem-estar da população aracajuana. Uma iniciativa incrível do Almir Santana”, comemorou.

Tipos de testes de HIV

Os testes rápidos são práticos e de fácil execução. Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda pode ser amostra de fluido oral (autoteste) e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Para os exames laboratoriais, o serviço realiza a coleta de sangue venoso (da veia) e encaminha para o laboratório para processar. Os testes rápidos para diagnóstico do HIV estão disponíveis na atenção primária. Os outros exames de sífilis e hepatites virais B e C também estão disponíveis na rede do SUS.

Resultado

Todo teste de HIV deve ser acompanhado de aconselhamento, que consiste em um diálogo confidencial entre o usuário que procurou fazer o teste e o profissional de saúde, com o objetivo de avaliar as situações de riscos pessoais para as infecções sexualmente transmissíveis e a promoção de comportamentos preventivos. O aconselhamento também procura orientar sobre o resultado do teste, que pode ser reagente (popularmente chamado positivo) ou não reagente (popularmente denominado negativo).

O resultado reagente significa que anticorpos para o HIV foram encontrados no sangue. Contudo, o exame não indica sobre o desenvolvimento futuro da infecção pelo HIV e se a pessoa tem ou terá Aids. Essa pessoa será encaminhada para realizar os exames complementares e início do tratamento. Será orientada, também, com relação às novas tecnologias para a prevenção. O resultado não reagente indica que não há a presença de anticorpos contra o HIV ou que a infecção foi recente e não houve a produção dos anticorpos. A pessoa será orientada sobre as novas tecnologias de prevenção (PEP – Profilaxia Pós-exposição) e PrEP – Profilaxia Pré-exposição) e, se necessário, repetir o teste 30 dias após.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *