As classificatórias do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão tiveram início neste domingo, 11, no Complexo Cultural Gonzagão, no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, e contou com a presença de comerciantes de comidas típicas no local. Por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o Governo de Sergipe tem reservado espaços para empreendimentos econômicos solidários durante os festejos, a fim de incentivar a economia e promover maior geração de renda à população.
Segundo a diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araujo, os festejos juninos são muito aguardados pela comunidade que, desde cedo, se prepara para as oportunidades de ganhar uma renda extra. “É uma movimentação no bairro, todos eles ficam muito felizes e recebem quadrilhas não só daqui de Aracaju, mas, também, do interior de Sergipe”, disse, sobre a presença de público e programação que favorece a comercialização de comidas típicas.
Dilma Santos e Vanúzia Nascimentos compõem o quadro de comerciantes do evento, que está previsto para acontecer até a próxima quarta-feira, 14, com final no dia 17. “Uma rendinha extra é sempre bem-vinda, né? Porque as coisas não estão fáceis e, também, aproveitar o forrozinho no Gonzagão é sempre bom”, disse Dilma.
Arroz doce, mungunzá, caruru, bobó de camarão e milho cozido fazem parte do cardápio de Vanúzia para esses dias de festa no espaço. “Estou achando muito importante, estou aqui vendendo as minhas coisinhas. Tem quatro anos que estou nesse ramo, gosto muito de trabalhar e de fazer minhas comidas típicas e estou muito feliz, porque estou ganhando meu dinheirinho”, ressaltou Vanúzia.
De acordo com a coordenadora do Gonzagão, Sandra Nascimento, os comerciantes são da própria comunidade, pessoas que já trabalham com comidas típicas. “A gente fez questão de colocar pessoas do bairro para valorizar mais e mais”, disse. Ela também ressaltou que a realização do evento é de grande importância para a comunidade, tanto para fomento da economia quanto para o entretenimento. “O concurso, realmente, é a cara do Gonzagão. É com grande alegria que a gente abre as portas do Gonzagão este ano e está bonito de ver. Tudo muito preparado… Então, peço que todo mundo venha conhecer e participar”, finalizou.