Como parte do planejamento operacional da Segurança Pública para os festejos juninos em Sergipe, a Polícia Científica reforçou as equipes plantonistas do Instituto de Criminalística (IC). Os peritos estão de prontidão para atuar em situações que demandem perícias em materiais ilegais apreendidos durante o período junino, bem como para eventuais acidentes de trânsito que possam vir a ocorrer no estado.
No período junino, o Instituto de Criminalística também mantém equipes de plantão, conforme o diretor da unidade, Luciano Homem. “Na medida em que for necessário, as equipes são acionadas durante todos esses festejos juninos. Naturalmente, com o aumento do quadro de efetivos da segurança pública durante esse período, há um aumento também na apreensão de armas e drogas, demandando perícias ao Instituto de Criminalística”, destacou.
Com a possibilidade de aumento dessas apreensões de materiais ilegais, a Polícia Científica, por meio do IC, conta com esse efetivo como parte do planejamento operacional da Segurança Pública. “Durante esse período, com a possibilidade de aumento da apreensão de armas e drogas, a Polícia Científica tem quadro de servidores pronto para atuar durante este período”, acrescentou.
Assim, como unidade vinculada à Polícia Científica, o Instituto de Criminalística também orienta para cuidados nos festejos juninos. “Há os casos de acidente de trânsito, que podem ocorrer também decorrente do consumo de álcool. Então, a gente alerta também que as pessoas tenham esse cuidado. Mas, em casos de acidentes de trânsito, temos equipes plantonistas para atuação”, concluiu Luciano Homem.
País do forró
Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.
A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.