O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), mergulhou os espectadores em um mundo de diversas referências culturais durante a terceira eliminatória da competição.
A competição está cada vez mais acirrada, tornando a missão dos jurados ainda mais difícil. Na ocasião, eles tiveram que escolher as duas quadrilhas que melhor representam a tradição e a cultura nordestina para marcar presença na grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão. As quadrilhas Século XX, Asa Branca de Simão Dias, Amor Caipira, Todos em Asa Branca, Balanço do Nordeste e Unidos em Arrastapé demonstraram seu potencial e habilidades na busca pelo título.
Com uma apresentação de tirar o fôlego, a Balanço do Nordeste, com o tema “Vamos festejar nossa fé e cultura popular. Sejam bem-vindos, Santo Antônio, São João e São Pedro nesse arraiá”, garantiu o primeiro lugar na disputa. Com o tema “Cortejo Atemporal”, a Século XX – que já havia vencido o desafio do Arranca Unha – também conquistou seu lugar na grandiosa final do Gonzagão. Com coreografias impressionantes, animação e emoção ao ritmo do forró e suas variações, o talento e a dedicação dos dançarinos foram evidenciados a cada instante.
O Concurso de Quadrilhas do Gonzagão é um evento de grande relevância para as manifestações culturais e tradições do Nordeste brasileiro. Participam desta celebração, grupos de todo o estado de Sergipe, unidos pela paixão à dança, música e festividades típicas da região. A cada ano, a competição fomenta a valorização e a preservação dessas expressões artísticas, trazendo orgulho e entretenimento para a comunidade local e visitantes.
Ao todo, oito grupos disputarão a final, prevista para acontecer neste sábado, 17.